sexta-feira, setembro 02, 2005

Humildade... uma verdadeira virtude.

Entre todas as virtudes, somente a humildade não realça a si mesmo, porque o verdadeiro humilde não acredita que o seja.

O humilde examina e pondera o orgulhoso, porque um dia também o foi. O arrogante, porém, como ainda não conquistou a humildade, não sabe apreciar e valorizar a simplicidade. Aliás, só quem tem plena consciência do seu valor pessoal é que não precisa de exaltar-se, quem não tem essa consciência exibe de maneira ousada e insolente, a sua capacidade, o poder, o prestígio ou cultura.

Os individuos humildes realçam a simplicidade das coisas, dada a facilidade supreendente de aprender e organizar os dados de dada situação. Eles penetram na essência das coisas, pois desenvolveram a habilidade de exercer o "silêncio mental".

1 Comments:

Blogger Neone said...

Honestamente, quando li este post, a primeira coisa que me lembrei foi do gato fedorento e apeteceu-me escrever qualquer coisa como “eu em humildade, sou um CAMPIÃO!”, mas não! Não vou dizer isso…

As virtudes valem pelo que valem, e as pessoas podem ter grandes virtudes…mas o que torna as pessoas únicas, e se calhar o que faz mais sentido falar é dos defeitos…porque são os defeitos que te acostumas em cada pessoa, que ás tantas já é uma característica…que faz a pessoa ser o que é, e representar “o que quer que seja” na tua vida…

setembro 02, 2005 10:09 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home